Cinco motivos que tornam os condomínios horizontais mais seguros para se morar

Está pensando em escolher uma casa para morar, mas tem dúvidas em relação à segurança? Uma das alternativas é viver em um condomínio fechado horizontal, composto por casas separadas umas das outras por muros verdes, constituídos por arbustos baixos que formam a divisa natural do terreno, fazendo com que as casas fiquem inseridas dentro da área do próprio condomínio, cercadas por todos os lados por condôminos e uma via interna de acesso de pedestre e veículos. Esse sistema é considerado mais seguro em relação a uma casa voltada para a rua, por exemplo, já que oferece uma qualidade de vida incrível e um aparato de segurança mais completo e sofisticado, ao contrário das casas nos bairros, que ficam isoladas por muros altos e grades, e com abertura de acesso para uma via pública, sem nenhum controle e monitoramento vigiado.

Os condomínios fechados horizontais compostos por casas oferecem serviços de portaria e vigilância 24 horas que garantem a proteção dos moradores mesmo quando estão viajando. Essa qualidade é um diferencial que torna os condomínios horizontais, cada vez mais comuns no Brasil, mais seguros do que um condomínio vertical composto por apartamentos, considerando que as unidades ficam localizadas uma acima da outra. Além disso, os moradores de casas convencionais estão ainda mais desprotegidos, caso não consigam arcar com os altos custos de segurança privada para a sua residência. Se a segurança é um dos elementos mais importantes para serem levados em consideração na hora de escolher um imóvel, confira aqui os cinco motivos que tornam os condomínios fechados horizontais mais seguros para você e sua família.

Segurança durante viagens
Casas sem muros
Crianças podem brincar nas ruas do condomínio e na área de lazer
Interação com a vizinhança
Segurança dinâmica e moderna

Segurança durante viagens

Viajar com a família e deixar a casa vazia costuma ser motivo de medo e insegurança para quem reside em casas e apartamentos convencionais, mais vulneráveis à percepção da ausência de moradores. Já em condomínios fechados horizontais, existem regras internas para que o morador comunique quando estiver em período de viagem ou férias, para que o serviço de vigilância 24 horas redobre os cuidados de segurança com a casa enquanto a família estiver fora.

Casas sem muros

Fotos: Pixabay

Você já deve ter percebido que as casas de condomínios fechados não precisam de muros altos para se proteger. Além disso, não há muros entre as casas, somente uma cerca viva (muro verde), o que aumenta a interação entre as famílias e cria o senso de comunidade entre a vizinhança. A ausência de muros torna também as casas mais visíveis, o que desencoraja a ação de assaltantes e permite que o serviço de vigilância perceba alguma movimentação suspeita nas residências ou próximo a elas.

Crianças podem brincar nas ruas do condomínio e na área de lazer

Uma das grandes vantagens de morar em um condomínio fechado de casas é que eles oferecem um aparato de lazer completos como piscinas, sauna, quadras, academia, pracinhas com brinquedos, lagos etc, tudo funcionado como uma extensão das residências. Outro ponto importante é que as ruas dos condomínios são vias de acesso interno, com entrada controlada. Isso faz com que sejam tranquilas e seguras para as crianças brincarem. Há também uma interação maior entre vizinhos, o que gera um ambiente saudável para as crianças compartilharem jogos e brincadeiras, promovendo a socialização. Além disso, as ruas dos condomínios são ótimas para a prática de atividades físicas como caminhada e corrida e são constantemente monitoradas por seguranças. 

Interação com a vizinhança

Em um condomínio horizontal é raro não conhecer quem é o seu vizinho. O ambiente seguro e tranquilo das residências incentiva a interação e é ótimo para fazer amizades. Os moradores convivem mais, fortalecem os laços e tudo isso colabora para que o ambiente seja mais seguro, pois é cuidado é compartilhado por todos. 

Segurança dinâmica e moderna

Quando o assunto é segurança um condomínio fechado horizontal oferece serviços que garantem a tranquilidade e proteção dos moradores. A estruturação horizontal permite a vigilância detalhada de toda a área do condomínio por meio de câmeras, segurança 24 horas estrategicamente localizada, vigilância motorizada e porteiros que controlam a entrada e saída de moradores e visitantes. Toda essa eficiência tem um custo alto, mas quando é rateada entre os moradores torna-se viável e mais barato.

Ficou com alguma dúvida sobre a segurança em condomínios horizontais? Deixe aqui o seu comentário!

Rolar para cima