Atrações de lazer imperdíveis para curtir na Pampulha

A Pampulha é uma das regiões de Belo Horizonte mais recheadas de atrações turísticas. Idealizada para ser o endereço de veraneio das famílias que habitavam a região central da cidade, a lagoa é cercada por mansões, parques, museus e muita natureza, e logo passou a ser um endereço atrativo para as famílias habitarem de forma permanente. Com tantas atividades, visitar a Pampulha se torna um passeio completo para todos. E para você aproveitar todo o potencial da região, preparamos uma lista com 6 atrações imperdíveis! Confira:

1. Estádio Mineirão

Quer conferir se sua performance no patins, skate ou patinete continua em grande estilo, mas não sabe onde praticar em segurança? Com 80 mil metros quadrados de concreto e uma bela vista, a esplanada do Mineirão tem atraído praticantes dos esportes com rodinhas e é um ótimo lugar para passear, além de ser equipada com várias opções de restaurantes e lanchonetes, como a sorveteria 40 Sabores e o tradicional restaurante Bolão, que abriu uma filial no estádio e funciona diariamente até às 22h. Além de abrigar partidas de futebol, o espaço também recebe shows e eventos, com uma programação cultural extensa ao longo do ano. E no subsolo da arena há ainda o Museu Brasileiro do Futebol, onde você pode conhecer mais sobre o esporte favorito dos brasileiros e de quebra fazer uma visita guiada pelo gramado.

2.Parque Guanabara

Foto: Raquel Freitas/G1

O parque de diversões localizado na Pampulha com certeza está no imaginário da infância de todo belo-horizontino. Em funcionamento desde 1964, o parque ainda possui alguns dos brinquedos antigos, como a Lagarta e o Trem Fantasma, e tem atualizado seu cardápio de atrações com novos brinquedos, como o Skyfall, Cataclisma e Skate. Para os pequenos, o Guanabara oferece uma gama de brinquedos infantis, como Carrossel, Safari e Patinho. Outro item que merece destaque é a maior roda gigante do Brasil, que garante uma vista de tirar o fôlego de toda a regional e ainda enfeita lindamente a localidade.

3.Jardim Zoológico

Foto: Suziane Fonseca/Zoo BH

O Jardim Zoológico é uma ótima atração educativa para as crianças. Com mais de 3,5 mil animais de 250 espécies, o espaço conta com áreas especialmente dedicadas a cada uma das cinco classes animais, como a casa dos répteis, o borboletário e o aquário de peixes da bacia do Rio São Francisco. Uma das principais atrações do zoológico é a família de gorilas, que viraram mascotes da cidade. Outro destaque vai para a natureza que compõem o zoológico com um jardim botânico e o jardim japonês.

4. Parque Ecológico

Para curtir um dia de sol em meio à natureza, uma boa pedida é visitar o Parque Ecológico da Pampulha. Localizado em uma ilha na lagoa, o parque conta com 30 hectares de área verde e muito espaço para praticar esportes, andar de bicicleta, fazer piquenique e soltar pipa. O lugar é bem arborizado e reserva lindas vistas das casas na orla da lagoa, cercadas por natureza. Ao visitar o parque, não deixe de conhecer o Memorial Minas-Japão, construído em 2009 em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil.

5. Pampulha Retrô Tour

Foto: Pampulha Retrô Tour

Uma forma especial de conhecer todas as atrações citadas é através do Pampulha Retrô Tour, um passeio turístico feito pelos principais pontos da Pampulha a bordo de uma jardineira Chevrolet antiga. A atividade é oferecida aos sábados, domingos e feriados e contempla outros pontos como a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Casa Kubitscheck. O passeio é uma viagem no túnel do tempo, com guias caracterizados à moda antiga que te apresentarão detalhes sobre uma parte tão rica da história de BH! Para mais informações, ligue: (31) 3482-2739

6. Clubes

Foto: Pampulha Iate Clube

A região da lagoa da Pampulha está ainda recheada de clubes para pessoas que desejam aproveitar um dia de sol, praticar esportes ou mesmo curtir uma sauna. Além do conjunto de piscinas e quadras, muitos deles possuem uma vista deslumbrante da lagoa, sendo um ótimo lugar para passar o dia e apreciar o pôr do sol. Clubes como o Pampulha Iate Clube e o Iate Tênis Clube fazem parte da história da cidade e são muito bem equipados com academias, restaurantes, quadras de tênis e escolas de esportes para pessoas de todas as idades. Outros ótimos endereços são o Jaraguá Country Club, Clube Belo Horizonte, Sede Campestre do Cruzeiro e Clube Labareda. A maioria dos clubes da Pampulha são apenas para sócios, mas convidados de sócios podem adquirir convites. As escolas de esportes e academias são abertas para não-sócios, mediante matrícula.

Scroll to Top