Uma das datas mais doces e divertidas do calendário está batendo à porta: o Dia das Crianças. Por isso, é hora de tirar toda a criatividade da cartola e surpreender os pequenos com uma programação pra lá de animada!

Apesar do regime de isolamento social, com vários estabelecimentos recreativos fechados, é possível aproveitar a data para passear ou brincar com os pequenos, seja fazendo um delicioso piquenique, um passeio de bike ou até mesmo promovendo uma maratona de jogos em casa, criando, inclusive, cenários diferentes para dar um charme a mais na brincadeira.

O mais importante mesmo é ter a família reunida, ao ar livre ou em casa, num clima bom de brincar. Pode até parecer bobagem, mas acredite: são memórias que seus filhos vão guardar pra sempre! Pensando nos super papais e super mamães leitores, criamos um roteiro divertido de Dia das Crianças para vocês aproveitarem a data juntinhos, aqui mesmo, na Pampulha e região. Confira!

Piquenique na lagoa

Um piquenique em família é um prato cheio para diversão: correr, jogar bola, saborear um lanche gostoso e preparado com carinho… Na orla da Lagoa da Pampulha tem espaço de sobra para estender uma toalha bem grande debaixo de uma árvore e se reunir com os pequenos para comer, brincar, e claro, compartilhar boas risadas!

E lembre-se: leve sempre um kit de primeiros socorros só pra evitar sustos em caso de tombos ou picadas de inseto. Não esqueça do protetor solar, repelente, antissépticos, band-aids – coisas simples para estar sempre prevenido(a).

Rolê de bike ou patins

Você sabia que um dos legados mais importantes que os pais podem deixar para os filhos é incentivar a prática de esportes, não é mesmo? Seja na orla da lagoa ou mesmo em um local tranquilo perto de casa, que tal unir o útil ao agradável e promover um passeio de bike, patins ou skate para toda a família? Os pequenos vão desenvolver o hábito de praticar atividades físicas, vão gastar a energia acumulada em casa e ainda desfrutar da sua companhia. Logo depois, para refrescar, vale a pena aquele pit stop para uma deliciosa água de coco ou um saboroso sorvete!

Clube para espantar o calorão

O Rio que me perdoe, mas a expressão deveria ser BH 40 graus… Quem concorda? O Dia das Crianças vai cair justamente em um dos fins de semana mais quentes do ano na capital e, para os papais que são sócios de um dos clubes da região da Pampulha, vale muito a pena aproveitar esses dias curtindo sombra e água fresca!

Os clubes Jaraguá, Iate Tênis Clube e Libanês já reabriram as portas – seguindo todos os protocolos de prevenção ao COVID-19 – e funcionarão no sábado e domingo que antecedem o feriado.  Então, junte a família para passar um dia agradável à beira da piscina, se refrescando, batendo uma bolinha e se divertindo muito.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NO FERIADO

Pampulha Iate Clube: Sábado e domingo 7h às 18h / Segunda (12 de outubro) não abrirá.

Clube Libanês: Sábado e domingo 8h às 17h / Segunda (12 de outubro) não abrirá.

Clube Jaraguá Country Club: Sábado 7h às 21h e Domingo 7h às 18h/ Segunda (12 de outubro) não abrirá.

Um almoço na fazenda

Com uma gastronomia de altíssima qualidade, os restaurantes Xapuri e Paladino são opção perfeitas para toda que toda a família possa aproveitar o Dia das Crianças juntos num ambiente agradável e cercado pelas belezas que só uma fazenda tem.

XAPURI

O que tem de bom lá:

  • Servem de porções a pratos individuais;
  • Música ao vivo;
  • Fábrica de doces;
  • Espaço kids, com parquinho, casa de bonecas, área de desenho e animadores;
  • Hípica com passeios de charrete ou pônei.

ONDE FICA: Rua Mandacaru, 260 – Trevo.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: O Restaurante não abrirá no dia 12 de outubro, mas vale um passeio no sábado ou domingo que antecedem a data.

Sábado: 11h às 22h
Domingo: 11h às 18h

PALADINO

O que tem de bom lá:

Em comemoração ao dia delas, o Paladino tem uma programação especial para a criançada neste fim de semana e feriado!

E enquanto os pequenos se divertem, os papais e mamães podem saborear o melhor da gastronomia e se refrescar com drinks e cervejas geladinhos. Além disso, o Paladino conta com:

  • Self-service;
  • Música ao vivo;
  • Uma vendinha com produtos da roça como queijos, temperos, quitandas e artesanato;
  • Espaço Kids;
  • Trilha e muro de escalada;
  • Viveiro e horta;
  • Curral, baias, capril e galinheiro;
  • Lagoa e mina d’água.

ONDE FICA: Av. Gildo Macedo Lacerda, 300 – Braúnas

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: O restaurante está aberto no sábado, domingo e segunda-feira das 12h às 16h.

Volte a ser criança!

Para os papais e mamães que preferem aproveitar o feriado prolongado em seu lar doce lar, uma nova equação precisa ser resolvida: como lidar com as criançada: Que atividades fazer para entretê-las e que seja divertida para toda a família? Não se desespere! Uma boa dica é convidar os seus filhos a viajarem com você aos bons tempos da sua infância.

Ensine a eles algumas brincadeiras que você amava quando criança. Vale amarelinha, passa anel, rouba bandeira, quebra-cabeça e quantas outras você se lembrar. Essa é uma boa oportunidade, aliás, para tirar as crianças da frente do computador e celular e mostrar como podem elas se divertir de formas diferentes e tão interessantes quanto.

Pronto para viajar no tempo com os pequenos? Nós selecionamos três para te ajudar nessa grande missão! Boa Viagem!

Batatinha frita 123

Essa brincadeira antiga tem graça se for feita com, no mínimo, três crianças. Um dos participantes será o líder e ficará de costas para os demais a uma boa distância. Quem está de costas deverá dizer bem alto ‘batatinha frita um, dois, três’ e virar-se. Os participantes que estavam atrás devem parar imediatamente quando a frase terminar. Quem for ‘pego’ ainda se mexendo quando o líder virar, volta para o começo. Ganha o jogo quem conseguir chegar mais rápido no lugar onde está o líder.

Amarelinha

Para pular amarelinha, cada jogador precisa de uma pedrinha. A brincadeira começa quando o primeiro jogador joga a pedra na casa n° 1 e vai pulando uma casa de cada vez com apenas uma perna até chegar ao ‘céu’. O circuito da amarelinha pode ser desenhado no chão, em giz, quando se brinca na rua ou calçadas. Mas você pode encontrar tapetes antiderrapantes já com os desenhos em casas de brinquedos – ideal para brincar dentro de apartamentos.

Na amarelinha, perde a vez quem pisar nas linhas do jogo; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair; e não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta. Ganha quem pular todas as casas primeiro.

Cineminha em casa

Quem nunca organizou uma sessão de cinema em casa com amigos e família quando criança? Essa é ótima maneira de se divertir em família e os pequenos vão amar!

Primeiramente, crie um ambiente especial. Cubra o chão com um tapete mais grossinho ou com colchonetes e espalhe almofadas. Você também pode montar uma projeção no quintal ou na garagem. Lembre-se também de escolher filmes que agradem a todos. Uma dica é o clássico “Pequeno Príncipe”, que você provavelmente assistiu na infância.  Por fim, não se esqueça de caprichar no lanche! Numa sessão de cinema de verdade não pode faltar a pipoca e, se for colorida, melhor ainda! Mas, você também pode investir em outras opções para antes ou depois dos filmes, como pizza, mini sanduíches, sucos e o que mais for da preferência das crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *