Morar afastado dos grandes centros se torna tendência

O prolongamento da quarentena pegou as pessoas de surpresa. Com a necessidade de isolamento social, a população que buscava infraestrutura e mobilidade urbana nas regiões centrais das cidades passou a questionar suas escolhas e a buscar imóveis mais afastados dos centros comerciais para morar com espaço e tranquilidade. A Pampulha é um desses lugares que tem atraído cada vez mais olhares. A necessidade do home office impulsionou ainda mais esse novo comportamento dos consumidores que além de não precisarem mais do transporte como antes, se depararam com as crianças em casa em tempo integral, demandando uma casa maior e com um escritório para trabalhar.

Um estudo exclusivo preparado pelo Grupo Zap para a EXAME revela a dimensão do momento de transformação do mercado de imóveis residenciais no país. Amparados pelo crédito imobiliário com as menores taxas de juro da história do país, os brasileiros buscam imóveis maiores e estão dispostos a se afastar do centro e dos locais de trabalho graças à opção do trabalho remoto. Assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, a tendência é que em Minas Gerais o movimento seja o mesmo.

E você, já pensou em se mudar para uma casa maior e afastada dos grandes centros? Se a resposta for sim, continue lendo essa matéria que elencamos algumas vantagens de morar em um bairro mais afastado dos grandes centros. Boa leitura!

Tranquilidade

Ao morar em um bairro mais afastado você pode não contar com o mesmo nível de comodidade dos lugares mais centrais, porém terá outros ganhos. Por exemplo, esse afastamento proporciona mais tranquilidade e privacidade. Ou seja, nada de ficar se incomodando com poluição sonora ou circulação excessiva de pessoas. Você poderá simplesmente curtir o sossego de um ambiente residencial.

Proximidade com a natureza

A proximidade com a natureza é outra vantagem que pode fazer diferença para quem está em dúvida entre morar em bairros mais centralizados ou em bairros afastados. Isso porque os bairros residenciais oferecem um ambiente mais arborizado, bem diferente das regiões centrais das grandes cidades.

Casa maior

Normalmente em bairros e condomínios mais agastados dos centros comerciais a chance de encontrar um lote maior com espaço para construir a sua casa com muito espaço e projetar um home office, por exemplo, é muito maior.  Além disso você pode ter um jardim, cultivar uma horta ou desfrutar de um quintal bem grande para as crianças brincarem.

Infraestrutura

Foi-se o tempo em que apenas o centro das cidades tinha uma boa infraestrutura. Conforme as cidades se desenvolvem, é normal que os demais bairros se fortaleçam.

 Sendo assim, não é porque alguém decidiu morar longe do centro que estará desprovido de infraestrutura. Atualmente, os bairros também contam com centros comerciais e conseguem fornecer serviços para os seus moradores. Dependendo do bairro escolhido, você pode ter uma excelente rede de comércio, colégios, bares, restaurantes, shoppings, médicos, hospitais, dentistas, áreas de lazer e de esporte e tudo mais que for necessário para o seu dia a dia.

Mais oportunidades de socialização

Falando em lazer e comodidade, quem decide morar longe do centro geralmente também encontra mais oportunidades de socialização, porque há mais espaço no condomínio e nas áreas de convivência. Além disso, a interação entre vizinhos geralmente é facilitada nas áreas residenciais. No centro, existe um trânsito grande de pessoas que não moram na região, o que dificulta a aproximação da comunidade.

Imóveis com preços mais acessíveis

Continuando o raciocínio, não podemos esquecer que os valores dos imóveis afastados do centro são consideravelmente mais acessíveis. Muitas vezes, o valor de um imóvel no centro sem nenhuma dessas facilidades se equipara ao de outro com inúmeras comodidades — como piscina, churrasqueira, salão de festas ou playground —, mas que fica afastado.

Rolar para cima