Lugar de Mulher é onde ela quiser

Do gramado do Gigante da Pampulha, passando pelas pesquisas de ponta ao fogão de um dos restaurantes mais aclamados de MG. Como já diz o ditado: Lugar de mulher é onde ela quiser. Afirmativa essa que vem ganhando força e representantes do gênero feminino que fazem acontecer e se sobressaem no seu cenário de atuação. Seja no âmbito profissional ou em jornadas incessantes em casa cuidando dos filhos, casa, marido, as mulheres são exemplos de força, determinação e, sobretudo, amor incondicional em tudo o que realizam. Por isso, vamos homenagear todas as mulheres elencando nessa matéria algumas dessas milhares de mulheres inspiradoras que se destacam na Pampulha, no país e em um mundo particularmente ainda muito dominado por homens na liderança.

A garra de Marina Magalhães

“Queremos reforçar e promover a importância da segurança e do respeito para com a população feminina seja no universo do futebol ou em outros eventos, nas diferentes modalidades esportivas ou em todo e qualquer lugar”. O discurso é da Analista de Comunicação do estádio Mineirão, a frente de um importante projeto desenvolvido para dar voz e espaço a mulher, o #Repense.  Marina ingressou há algum tempo em um ambiente de trabalho onde a maioria dos colegas e público frequentador ainda são homens, mas provou que uma mulher possível dominar o jogo e fazer muitos gols no setor onde atua. O pontapé inicial para difundir essa experiência pessoal foi justamente o projeto #repense do Gigante da Pampulha. “O movimento promove a compreensão de temas profundos e necessários para a evolução da sociedade e para reforçar o espaço da mulher. Mulheres que se destacam no setor onde atuam incentivam e inspiram outras mulheres a seguirem o mesmo caminho”.

O céu é o limite para Dra. Patrícia Valério

Quando analisamos estatísticas do mundo inteiro, apenas um terço dos cientistas e pesquisadores são mulheres e se analisarmos os cargos mais elevados, só cerca de 10% são ocupados pelo gênero feminino. No entanto, aqui mesmo na Pampulha, na UFMG, temos um berço de mulheres que seguiram a carreira científica e trouxeram grande evolução para a ciência a nível não só nacional, mas mundial. Esse é o caso da pequisadora com doutorado, pos-doc junior e senior pelo Laboratório de Sinalização de Cálcio, do departamento de Fisiologia do ICB-UFMG, Patrícia Valério. A mineira Patrícia é mãe, esposa e sempre vista em sua família e na sociedade onde vive como uma mulher sempre a frente do seu tempo. O céu é o limite para ela que já ganhou o mundo com suas pesquisas. Patrícia é coordenadora cientifica do curso de OFM do grupo BIOFOKUS, na Turquia e professora convidada em universidades em Istanbul, Grécia e Portugal. Nesses locais ela dissemina além de grande conhecimento, a sua força e determinação inspirando milhares de mulheres de diversos cantos do planeta a superarem desafios e alcançarem seus objetivos

O talento gastronômico de Dona Nelsa Trombino

Um dos grandes símbolos da gastronomia mineira Nelsa Trombino, proprietária do Restaurante Xapuri, não nasceu em Minas, mas suas mãos parecem abençoadas pelo espírito mineiro. Filha de italianos, desde criança ela acompanhava a mãe na beira do fogão. A grande fartura das porções de seu restaurante é herança dessa época. As receitas da cozinha mineira, no entanto, só chegaram mais tarde. Aos 22 anos, casou-se com Fábio Figueiredo e mudou-se para a fazenda dos sogros, em Lagoa da Prata, no interior de Minas. Costelas de porco, feijões com farinha, torresmos e couves passaram então a fazer parte de sua rotina.

Após um ano, o casal pôs o pé na estrada e morou em várias cidades até se fixar em Belo Horizonte, em 1980, com os três filhos, Fernanda, Fabiana e Flávio. Cozinhando apenas para amigos e familiares, sete anos depois, dona Nelsa decidiu abrir um estabelecimento. Comprou o imóvel e montou tudo à sua maneira, na região da Pampulha, que em pouco tempo se tornaria um endereço nacionalmente conhecido. Acordava às 3 da madrugada para fazer compras na Ceasa e cuidava da administração. Tanto esforço foi recompensado e hoje Dona Nelsa é referenciada como uma das grandes mestras da cultura gastronômica mineira. Um orgulho para Minas Gerais.

Todas são um orgulho e uma motivação para cada um de nós.
Feliz Dia da Mulher!

Rolar para cima