Novembro Azul: ser homem é saber se cuidar!

O mês de novembro está chegando e com ele a maior campanha de conscientização masculina do mundo: o Novembro Azul. É um período de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem.  No entanto, o principal objetivo da ação é tentar derrubar alguns tabus que ainda existem entre os homens, principalmente no que diz respeito ao preconceito e à desinformação sobre o Exame de Toque Retal, procedimento de extrema importância para detectar o câncer de próstata ainda em estágio inicial, elevando as chances de cura do paciente.

É importante destacar que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros. De acordo com dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2018 é que 68 mil novos casos da doença sejam diagnosticados, atingindo principalmente homens com mais de 50 anos de idade.

Para ficar fora desta triste estatística, é fundamental que os homens adotem alguns cuidados com sua saúde.

Confira 6 dicas importantes trazidas a você pelo blog Viver Pampulha!

1. Reduza a gordura abdominal

A gordura dentro do abdômen, chamada de “gordura visceral”, é metabolicamente prejudicial ao organismo. A gordura visceral é a gordura que se acumula nas camadas profundas do abdômen, envolvendo os órgãos internos como o coração, rins, fígado, estômago, intestinos e pâncreas. Ela é responsável pela produção de substâncias inflamatórias e altera índices hormonais de forma a aumentar o risco de muitos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata. Atividades físicas periódicas e uma dieta com baixo índice glicêmico podem reduzir a sua gordura visceral.

2. Consuma vegetais crucíferos

Algumas pesquisas apontam que homens que comeram um dos vegetais crucíferos, mais de uma vez por semana tem até 40% menos probabilidade de desenvolver câncer de próstata. Isto pode estar relacionado com um produto químico, indol-3-carbinol, que tem efeitos sobre o metabolismo hormonal. Este mesmo produto químico tem sido associado a um risco menor de câncer da mama.

Veja lista de alguns vegetais crucíferos:

* Brócolis;

* Rúcula;

* Couve de Bruxelas;

* Couve-flor;

* Repolho;

* Couve chinesa;

* Couve-galega;

* Rabanete;

* Agrião;

* Folhas de mostarda;

* Nabo

3. Consuma produtos derivados do tomate

O trunfo vem do licopeno, o pigmento que dá a cor ao tomate. Na presença desse fitoquímico, as células defeituosas acabam interrompendo aquela multiplicação sem fim que dá origem à doença. O licopeno fica guardadinho em cada célula do tomate. Ao ser liberado, ele se espalha para boa parte do organismo, mas, por razões ainda não muito bem esclarecidas, vai parar em regiões como a próstata. É interessante notar que, entre os países com menor incidência de tumor na glândula, estão a Grécia e a Turquia, lugares em que o tomate é prestigiado diariamente no menu.

4. Ter uma vida sexual ativa e segura

Ejacular com frequência reduz o risco de câncer de próstata. De acordo com um estudo publicado recentemente na versão online da revista científica European Urology, homens que ejaculam pelo menos 21 vezes por mês têm um risco 20% menor de desenvolver este tipo de tumor.

5. Cuidado com a falta de vitamina D

A deficiência de vitamina D está cada vez mais ligada a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, hipertensão, demência, perda óssea e vários tipos de câncer.

Veja lista de alguns alimentos ricos em Vitamina D:

* Atum;

* Sardinha;

* Gema de ovo;

* Bife de fígado;

* Cogumelos..

6. Tenha uma dieta saudável

Os laticínios são os maiores responsáveis pelo aumento do risco de desenvolvimento deste câncer. Muitos estudos mostram uma moderada elevação no risco do desenvolvimento do câncer de próstata associada à ingestão de produtos lácteos, incluindo leite (integral, semidesnatado e desnatado), queijos e sorvetes. As carnes também são vilãs neste processo, pois foi observado que uma dieta livre de carne pode reduzir o risco de homens desenvolverem o câncer de próstata. Inclua na sua alimentação frutas vermelhas, vegetais e legumes. E lembre-se, sempre evite os excessos.

Rolar para cima