8 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo

No dia 8 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo, ciência humana que trabalha o planejamento das cidades, buscando uma sinergia entre o espaço, natureza e a sociedade. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, é um exemplo de projeto que vale a pena ser citado nessa matéria. Ele ganhou da Organização das Nações Unidas em 2016 o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e essa conquista só foi possível devido ao trabalho dedicado e meticuloso de arquitetos e urbanistas que planejaram uma série de reformas e a gestão do principal ponto turístico da capital mineira, além da instalação da iluminação pública da Orla da Lagoa, ciclovias e melhorias urbanas de requalificação da orla. A partir dai houve uma redescoberta desse lugar, de sua importância para a cidade, Brasil e Mundo.


O Conjunto, formado Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design), Iate Tênis Clube, Igreja de S. Francisco de Assis, espelho d´água e a orla da Lagoa passou a atrair milhares de visitantes do mundo todo graças ao projeto urbanístico de sucesso. Hoje, é possível praticar esportes na orla, realizar atividades culturais, desfrutar de uma boa gastronomia e muito mais.


No entanto, o bairro concebido por Niemeyer como o mais bonito do mundo, conforme ele escreveu em seu livro “As curvas do tempo”, traz sempre à tona as belezas da natureza e os gargalos a serem resolvidos tendo em vista um patrimônio da humanidade. Nossa amada Pampulha pode ser ainda melhor em termos urbanísticos e juntamente com a comemoração do Dia Mundial do Urbanismo surge a necessidade de nos conscientizarmos e defendermos essas melhorias. E para efeito de inspiração vale a pena citar um modelo de urbanismo que a Pampulha poderia ter: o Condomínio Jardins Istambul, da Marítima Engenharia, bem aqui na região. Ele foi concebido por meio de um projeto urbanístico incrível fundamentado em práticas sustentáveis, de convívio e socialização entre os moradores e promoção de atividades recreativas – um condomínio onde o urbanismo implantado funciona. O empreendimento é o único em BH que possui pescaria legalizada, em um lago artificial dentro do condomínio, projetado por meio da preservação de uma nascente e idealizado para fins recreativos dos moradores. Um belo exemplo a ser seguido…


E para concluir essa matéria sobre urbanismo, selecionamos uma frase do arquiteto que faz parte da história da Pampulha, onde deixou parte de seu legado e contribuiu para a evolução da região. “Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção”.

Scroll to Top