Museus da Pampulha promovem ações para cegos na Semana Nacional dos Museus

Foto: Glenio Campregher

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, a Semana Nacional dos Museus chega à sua 20ª realização. O evento anual promovido em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ocorre durante toda a semana e vai até o dia 22 de maio.  Instituições de todo o país vão promover encontros para discutir o “poder dos museus”, tema central desta edição. Em Belo Horizonte, várias instituições programaram ações que vão desde debates sobre o assunto  à iniciativas voltadas para a população – todas elas, vale dizer, são gratuitas.

O Projeto Pampulha Território Museus que busca valorizar as vocações museológicas e sua relação com a cidade promoverá a ação “Reflexões sobre acessibilidade” nos museus da Pampulha (MAP, Museu Casa Kubitschek e a Casa do Baile). Nesta semana, serão lançados dispositivos acessíveis que permitirão experiências de mediação sensoriais para pessoas cegas ou com baixa visão.

Outros museus da cidade também promovem ações como os museus municipais Abílio Barreto, da Moda, e da Imagem e do Som. Esses espaços vão promover visitas agendadas de suas exposições em cartaz. O Abílio Barreto também vai promover o seminário “Conhecer para valorizar: O poder museal em construção e a conservação têxtil”, sobre a preservação do acervo da própria instituição. Já o Centro de Arte Popular, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, oferece duas oficinas de arte.

Rolar para cima