Saúde física e mental! Os benefícios de se ter uma horta em casa

Além de embelezar e dar mais vida às nossas casas, ter uma horta é benéfico não só para nossa saúde física, mas também para a saúde mental. Ter um vasinho de planta em casa pode aumentar a produtividade, a criatividade, reduzir o estresse e ainda melhorar a concentração.

Com tantas vantagens, o movimento de cultivar uma horta tem ganhado força, principalmente, em cenários em que há limitações de acesso à outros espaços, seja por questões legais, como a quarentena, ou por questões pessoais.

Benefícios para a mente

O plantio das verduras e legumes em uma horta é um processo de conexão com a natureza. Ao sentir a terra em nossas mãos e ter contato com o natural, nosso corpo libera endorfina que é o hormônio da felicidade e do bem-estar.

Casal feliz trabalhando em sua horta
Food photo created by freepik – www.freepik.com

Um artigo publicado no periódico Environmental Health and Preventive Medicine, mostrou ainda que o contato com a natureza reduz a pressão arterial e nos traz o sentimento de tranquilidade.

Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da horta é ainda mais poderoso! Se dedicar ao seu cultivo e colher os resultados é um estimulo importante para nossa saúde mental.

Alimentação saudável direto da horta!

Uma horta no jardim, além de economizar idas ao mercado, irá lhe permitir a ingestão de alimentos naturais e ricos em nutrientes. Já é consenso que a alimentação orgânica possui inúmeros benefícios. A qualidade do alimento, o não uso de agrotóxicos e a diminuição do impacto ambiental falam por si mesmos. Mas vamos destacar a ingestão de alimentos puros e ricos em nutrientes.

Salada com alimentos orgânicos
Food photo created by freepik – www.freepik.com

Ao consumir os alimentos cultivados por você, seu organismo irá desfrutar de um grande estoque de princípios ativos e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.  Ou seja, se alimentando de sua horta, seu corpo estará mais protegido, diminuindo a incidência de doenças.

O que preciso para começar a minha horta?

Ao contrário do que se imagina, não é necessário um grande jardim para iniciar sua horta. Basta escolher um local que recebe pelo menos cinco horas de luz solar ou espécies de hortaliças que se adequem ao seu espaço.

Horta vertical de temperos
https://arteiricescosturices.wordpress.com/2019/06/22/ideias-com-pallets-para-jardim/

Horta em casa sem erro!

Para quem deseja começar uma horta do zero, o indicado é comprar mudas um pouco mais evoluídas para aumentar as chances de sucesso. Vá a uma floricultura ou até mesmo em um mercado e escolha algumas hortaliças. Se você já possuiu alguns alimentos que deseja plantar, lembre-se de pesquisar sobre o cultivo para se certificar de que são adequados ao seu espaço.

No post “Como incorporar jardins e hortas em projetos residenciais”, o engenheiro agrônomo Assis Ferreira nos mostra os principais erros cometidos por iniciantes. Confira as dicas aqui!

Comprei a mudinha. E agora?

Com a compra das mudinhas você irá replantá-las em vasos maiores e adequados.

Preparação do vaso para plantio
https://blog.plantei.com.br/qual-a-maneira-correta-de-montar-um-vaso-para-o-plantio/

Dicas para replantar a muda

  • Prepare a terra com humos ou outro composto orgânico para “alimentar” sua planta e deixá-la receber os nutrientes necessários para se desenvolver. Cuidado com as proporções! Leia os rótulos e siga corretamente as instruções, pois, ao contrário do que se pensa, uma planta com excesso de nutrientes não se desenvolve bem.
  • Prepare o vaso com cuidado. Faço furos no fundo, cubra com argila expandida ou pedaços de isopor além de usar uma manta ou tecido natural antes de colocar a terra.
  • Faça uma camada de terra preparada e replante a muda com torrão, ou seja, com a terra na qual a muda já está fixada. Cubra com mais terra e certifique-se que a muda está fixa no vaso, bem plantada.

O que plantar?

Para montar sua horta perfeita você pode investir em temperos ou alimentos como mandioca, couve-manteiga, taioba e pimentas. Lembre-se de pesquisar sobre o alimento e ver se está de acordo com o espaço e a quantidade de sol que você possui em casa.

Horta em casa
Garden photo created by timolina – www.freepik.com

Fazer uma horta é uma grande oportunidade de cuidar de você e sua família! Se você já possui uma, poste uma foto nos comentários!

Scroll to Top