As construções sustentáveis vieram para ficar! Como uma maneira inovadora de misturar design de qualidade com materiais ecológicos, várias pessoas já vêm entendendo essa tendência e aplicando-a nos projetos arquitetônicos de suas casas.
Quando falamos em construções sustentáveis, é fundamental ter em mente que podem ser empreendimentos que aplicam o conceito em pontos específicos ou mesmo utilizam para toda a parte de infraestrutural. Isso conversa bastante com o conceito de arquitetura sustentável (ou bioclimática).
Vale lembrar que as construções sustentáveis são todas aquelas que utilizam técnicas ou materiais ecológicos para a criação de empreendimentos – tanto residenciais como comerciais – criando uma harmonia e respeito com a natureza e o meio ambiente como um todo.
Agora que você já conheceu um pouco dessa tendência que veio para ficar é hora de conhecer três exemplos de materiais utilizados na construção sustentável. Confira!
Wood Frame
O Wood Frame é um sistema de construção que tem como principal pilar a estruturação de um projeto eco-friendly sem geração de resíduos. Esse tipo de projeto reduz consideravelmente o desperdício com matérias-primas e recursos como a água, por exemplo. É um sistema construtivo que usa placas estruturais e perfis de madeiras na composição de casas e/ou edificações de até cinco pavimentos. A técnica é considerada sustentável, já que utiliza madeira de reflorestamento em sua composição. Quando falamos de wood frame, lembramos de outra técnica, o steel frame (estrutura de aço). Isto não é por acaso, ambas as técnicas fazem parte do Sistema CES (Construção Energética Sustentável).
Madeira Plástica
O nome ainda pode causar estranheza para alguns, mas o fato é que a madeira plástica – também conhecida por madeira ecológica – tem se estabelecido no mercado da construção civil como um dos materiais mais sustentáveis, versáteis e flexíveis. Eficiente por suas diversas aplicações e, sobretudo, por evitar danos ao meio ambiente, aos poucos o produto conquistou seu lugar como sendo uma excelente alternativa à madeira convencional, ganhando status, novas versões e elegância.
Bambu
O bambu vem fazendo bonito em diversos projetos arquitetônicos por ser um material nobre e muito versátil, além de um apelo estético impecável. Os motivos que o tornam tão importantes vão desde a sua resistência e baixos preços, até a sua importante contribuição ambiental. Ele cresce rápido nos mais diversos climas e solos, capta uma grande quantidade de CO2 do ar, além de ter um transporte fácil por ser leve e compacto.
A sua utilização se dá em diversas áreas da construção, podendo substituir de forma eficiente e durável outros materiais usados em ambientes externos e internos. O bambu, atuando com utilidade similar a de madeiras, pode substituir espécies como eucalipto ou pinus, que impactam de forma negativa o meio ambiente, quando utilizados em larga escala.