Dia do Esportista: confira dicas de esportes para praticar na Pampulha

Quem passa atualmente pela orla da Pampulha, em BH, encontra um lugar povoado de pessoas que correm, caminham ou pedalam. O conjunto arquitetônico e paisagístico, patrimônio da humanidade, com suas áreas verdes e seus atrativos gastronômicos, culturais, históricos e naturais, se tornou também um convite irresistível a prática de esportes tanto a visitantes como a moradores.

No dia 19 de fevereiro, Dia do Esportista, elencamos algumas atividades esportivas que podem ser praticadas na Orla da Lagoa da Pampulha. Região que se tornou reduto de grandes competições esportivas, inclusive internacionais como a Volta Internacional da Lagoa da Pampulha.

Confira as dicas e bom treino!

Bike pela orla

Os 18 quilômetros de curvas da lagoa da Pampulha são bem convidativos para um passeio de bicicleta. Com ciclovia que percorre toda a orla e soma 29,67 km na região é a maior entre as demais regionais de Belo Horizonte, além de possuir asfalto liso e área de segurança bem demarcada. Essa característica faz com que a lagoa reúna todos os dias ciclistas de toda a cidade, que aproveitam a proximidade com a natureza para praticar o esporte em um ótimo clima. A geografia da região oferece pontos interessantes e oportunidades para pedalar para ciclistas que vão desde os iniciantes até os mais experientes.

Corrida pelos pontos turísticos

De um lado o Mineirão, do outro a Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igrejinha da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer, na foto acima. A Lagoa da Pampulha é um dos mais populares locais para correr em BH e um dos cartões postais da cidade.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha é tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade, por isso, se estiver de passagem pela capital mineira uma dica é aproveitar para turistar e correr.

A Lagoa é bem arborizada e possui um visual incrível. Além disso, é um dos percursos mais planos de BH. Lá é possível fazer treinos curtos, mas é o melhor lugar para os longos, já que a pista conta com 18 km. A pista é também compartilhada com os ciclistas.

Além disso, o espaço conta com bebedouros e as ruas são bem iluminadas. É lá que acontece também a tradicional Volta Internacional da Pampulha.

Equilíbrio radical na Pampulha

Para os mais radicais, a região também tem opções esportivas. Umas delas é o slackline que já conta com espaço próprio no Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, na Pampulha, batizada de “slackparque”.

O slackline é uma prática esportiva radical derivada do montanhismo. O esporte é uma atividade de equilíbrio em que as pessoas andam e fazem manobras sobre uma fita elástica que fica presa por dois pontos. Normalmente é realizado em praças e parques, e tem ganhado novos adeptos e simpatizantes.

Scroll to Top