Dia do Futebol nos convida a conhecer mais sobre o Mineirão

Nosso gigante esportivo localizado na Pampulha

O futebol é um esporte que dispensa apresentações. Está no DNA de cada brasileiro. E, como nesta semana foi comemorado o Dia Nacional do Futebol, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre um dos maiores atrativos esportivos do nosso estado, bem aqui, no coração da Pampulha. A exemplo de importantes estádios no mundo, como o San Siro (Milão), Camp Nou (Barcelona) e La Bombonera (Buenos Aires), o Mineirão, mais conhecido como Gigante da Pampulha, conta com um museu destinado ao futebol. O Museu Brasileiro do Futebol (MBF) tem a proposta de ser um diferencial e um atrativo a mais para o público esportivo, turistas e visitantes.

O MBF é o primeiro do gênero, totalmente voltado para o futebol, em Belo Horizonte. Além da importância histórica e patrimonial da edificação, visitar o museu significa percorrer a história do esporte e vivenciar emoções e experiências que só o futebol pode proporcionar. Muito além de um local para contemplação, o Museu Brasileiro do Futebol é um espaço para experimentar a emoção e a paixão dos brasileiros pelo esporte mais popular do planeta. O museu integra o complexo de lazer da Pampulha e expõe artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando aos seus visitantes uma imersão nesse universo. proporcionando novas formas de entretenimento e educação para a população e para o turista.

Confira outras curiosidades que elencamos para você!

Patrimônio

Fundado em 1965, batizado oficialmente de Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão foi palco de alguns dos momentos mais importantes do futebol mineiro e brasileiro. Desde 2016 é considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um museu foi aberto em 2013, reunindo artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, abordando muito além dos times da capital.

Fichas

Uma das curiosidades do museu são as fichas de registro dos quase quatro mil jogos no estádio desde sua inauguração até o fechamento para reforma, em junho de 2010. Após o processo de remodelação, viveu momentos de tristeza (a inesquecível goleada de 7 a 1 que a Alemanha aplicou no Brasil, na Copa do Mundo de 2014) e alegria, com as conquistas de Atlético, Cruzeiro e América.

Visitação

Para conhecer mais toda essa história, o museu funciona aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas, com exceção dos dias de jogos. Os ingressos custam R$ 50 (R$ 25, a meia). Eles são vendidos no site meumineirao.com.br e, de forma presencial, no estande Meu Mineirão.

Scroll to Top