Semana do Escritor: um estímulo à leitura

Quem tem mais de 40 anos certamente vai se lembrar da coleção “Vaga Lume”, da editora Ática. Era um dos livros mais pedidos nas escolas durante a década de 90, transportando os seus leitores para grandes histórias concebidas pelos nossos principais autores de literatura juvenil. Em vários momentos das nossas vidas, na escola ou mesmo em casa, os livros foram nossos parceiros de diversão e aprendizado, nos surpreendendo a cada página. Na semana que se celebra a profissão de escritor (25 de julho), listamos algumas obras imperdíveis em várias categorias. Confira!

Infantil

“O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry – O príncipe da história vive em um pequeno planeta, onde cuida de um rosa. Quando decide visitar outros planetas, aprende o valor do amor e da criatividade. (Editora Autêntica)

Auto-ajuda

“Nunca Desista de Seus Sonhos”, de Augusto Cury – O autor examina a vida de grandes ícones mundiais, tais como Jesus Cristo, Abraham Lincoln e Martin Luther King. (Sextante)

Literatura

“Dom Casmurro”, de Machado de Assis – Bento se apaixona e casa com uma mulher pobre chamada Capitu, mas começa a desconfiar de sua infidelidade. Obra-prifma da literatura brasileira. (Ática)

Poesia

“Adélia Prado – Poesia Reunida”: uma das mais renomadas autoras brasileiras, ela sabe como ninguém retratar a alma e os sentimentos femininos em seus poemas (Editora Record)

Biografia

“Minha Vida de Menina”, de Helena Morley – Retrato vivo e bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1895 a partir dos diários de Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant). (Editora Companhia das Letras).

Scroll to Top