Com a efervescente retomada do calendário cultural após a pandemia, o Mineirão volta a integrar a rota internacional de grandes shows. A agenda de 2022 começou em maio, com a vinda da aguardada turnê da banda de rock Metallica, que trouxe uma apresentação sofisticada e recheada com os principais sucessos.
Setembro marca a passagem de duas atrações do Rock’n’Rio: Demi Lovato e Guns n’Roses. A cantora americana de pop rock traz para BH, em 2 de setembro, um estilo mais roqueiro, que é a tônica de seu último álbum, “Holy Fvck”. As músicas falam de overdose, amigos mortos e relacionamentos que deram errado.
Com Axel Rose à frente, o Guns n’Roses sobe ao palco do Mineirão no dia 13, trazendo um repertório de grandes hits como “Sweet Child O’Mine”, “Don’t Cry”, “Paradise City”, “November Rain” e “Patience”. Sem lançar material inédito desde 2008, o grupo pôs no mercado recentemento EP ‘Hard Skool”.
Os shows internacionais são apenas a ponta do iceberg da confirmação do Mineirão como um dos maiores palcos do país. Em 2019, o estádio já tinha batido um recorde entre as arenas brasileiras, recebendo um total de 253 eventos. Esse ano não deverá ser diferente, mais uma vez passando a casa das 200 atrações.
O maior trunfo do Mineirão é o fato de poder se adaptar a qualquer porte de evento – dos grandes, ocorridos no interior do estádio, com ocupação de toda a arquibancada, aos pequenos, como o anfiteatro que utiliza apenas um dos setores das cadeiras. A esplanada também é capaz de receber grande número de pessoas.
Uma novidade ocorrida neste ano foi a realização de dois eventos simultâneos, com show na esplanada e jogo de futebol dentro do estádio, tornando possível separar públicos e interesses bem distintos, aproveitando toda a infra-estrutura oferecida pela administração.
Um dos maiores desafios do novo Mineirão, após sua gestão passar para a iniciativa privada, está sendo concretizado: transformá-lo num espaço multiuso, que movimenta a economia e gera mais visibilidade para uma região que já é cartão-postal da cidade e que atrai turistas de diversos cantos do mundo.