Crie novos hábitos e fuja do estresse

Meditação traz um estado de calma

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% da população mundial sofrem com sintomas de estresse, uma resposta do nosso corpo a situações de grande carga emocional, desde o trauma gerado por uma perda familiar, por exemplo, a situações cotidianas de tensão que se acumulam. E com a pandemia, houve um aumento de pessoas com distúrbios de sono, depressão, síndrome do pânico, que são influenciados pelo excesso de estresse das situações vividas. Comemoramos no próximo dia 23, o Dia Mundial do Combate ao Estresse, e em setembro há campanhas sobre o Setembro Amarelo para chamar a atenção sobre a importância da saúde mental.

No nosso corpo, essa situação de estresse libera o cortisol, um hormônio que, em excesso, pode ocasionar diabetes, hipertensão arterial e depressão. Os sintomas geralmente começam com dor de cabeça, insônia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração e tristeza. A ida ao médico é sempre importante, mas mudanças de hábitos podem ajudar a aliviar o quadro.

Listamos algumas dicas que você pode adotar para minimizar os efeitos do estresse no seu corpo e melhorar o seu estado emocional, sensação de relaxamento e autocontrole.

Meditação
Pare e respire profundamente e foque apenas no presente. A meditação é uma técnica ancestral com raízes orientais que tem como objetivo trazer um estado de calma, relaxamento, tranquilidade e foco à pessoa que está praticando. Ela ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, entre outros benefícios.

Aproveite cenário belo e relaxante como o entorno da Lagoa da Pampulha e relax o seu corpo e a sua mente. Os efeitos da meditação são valiosos, bastando cinco minutos para sentir alguns benefícios, como uma melhora na concentração e na memória. Entre as técnicas mais conhecidas estão a vipassana, a raja yoga, a transcendental e a zazen, cada uma com uma particularidade diferente.

Outra técnica é a 4-7-8, um exercício de relaxamento bem simples, ideal para quem tem problema de insônia. Em lugar tranquilo da casa, inspire pelo nariz até a contagem mental de quatro; em seguida, prenda a respiração até chegar ao número sete. No terceiro estágio, expire pela boca. Repita o processo outras três vezes.

Pilates é uma boa alternativa de exercício para relaxamento

Praticar atividade física
Os especialistas no assunto são unânimes ao dizer que a prática de exercícios regularmente diminui os níveis de estresse, melhorando o ânimo e o bem estar físico. Durante a prática, há liberação de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer, e endorfina, capaz de diminuir os níveis de cortisol.

Não precisa ser um exercício intenso, você pode começar com atividades mais leves, como a yoga, a caminhada, o pilates e, dentro d’água, a hidroginástica.

Separar trabalho e lazer
Não é todo mundo que consegue separar o trabalho dos momentos em que deveria estar relaxando em casa, principalmente após a pandemia. Mas uma boa maneira de encontrar um lazer para relaxar a mente é criar um hobby. Se ele for algo completamente diferente de suas atividades diárias, melhor ainda!

Entre os hobbies que podem ser incluídos em sua rotina estão a leitura, a prática de um instrumento musical, aprender um tipo de dança (com ou sem acompanhante), ver filmes e séries, entrar numa aula de desenho e pintura, cuidar do seu jardim e aprender um idioma.

O reiki já está disponível no Sistema Único de Saúde

Terapias alternativas
Existem também muitas técnicas, algumas delas milenares e tradicionais, que ajudam a criar um estado de relaxamento. Entre elas, estão a barra de access e o reiki. O primeiro é uma técnica energética e corporal que, por meio de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça, nos ajuda a eliminar pensamentos negativos.

Já o reiki é uma terapia integrativa baseada no alinhamento de nosos chakras (centros de energia). Quando esses pontos estão desalinhados, sentimos cansaço e dormimos mal. Com o reiki, conseguimos regularizar as funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

Além dessas dicas, você também pode fazer outras mudanças, como evitar o uso excessivo de celular, que aumenta a nossa ansiedade. Outra ótima indicação é adotar um animalzinho, pode ser um companheiro para todas as horas, ajudando a reduzir o estresse. O importante é estar bem e com uma energia positiva para enfrentar os problemas do dia a dia!

Scroll to Top