Belo Horizonte é uma caixinha de surpresas. Cheia de sabores e encantos, a cidade oferece uma infinidade de atrações para que toda a família se divirta durante as férias. Por isso, confira as nossas dicas e apaixone-se (mais uma vez!) por BH.
1) OFICINA DE CARIMBARIA BOTÂNICA NO MUSEU CASA KUBITSCHEK
O Museu Casa Kubitschek, localizado na região da Pampulha, preparou uma oficina de Carimbaria Botânica em que os participantes terão a oportunidade de conhecer os jardins do Museu testosterone cypionate cycle for beginners Casa Kubitschek por meio de carimbos de espécies botânicas e poderão realizar diversas composições, criando seus próprios jardins.
A atividade acontece de 19 a 21 de janeiro e é voltada ao público de 4 a 10 anos. As inscrições devem ser feitas pelo email educativos.ck@pbh.gov.br.
2) BRINCADEIRA DE CRIANÇA NA CASA DO BAILE
Nos dias 17, 24 e 31, das 14h às 17h, a Casa do Baile promove o projeto “Tardes Líquidas – Brincadeiras de Jardim”, com brincadeiras de rodas, brincadeiras aquáticas, oficinas de desenho de plantas e atividades lúdicas que proporcionam uma vivência sensorial com a paisagem da Pampulha.
O projeto é destinado a crianças de até 10 anos e para participar, basta realizar a inscrição através do e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
3) OFICINAS CRIATIVAS NO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA
Com o projeto “Ateliê aberto no Jardim do MAP”, promovido pelo Museu de Arte da Pampulha nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, crianças a partir de 4 anos são convidadas a participar de oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente e no paisagismo do museu.
As atividades envolvem o estímulo aos gestos artísticos de corte e dobraduras, desenho e pintura, presentes nas obras de Amilcar de Castro, Solange Pessoa, August Zamoyski, José Pedrosa, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Essa é uma ótima oportunidade para que as crianças explorem sua liberdade criativa e sejam expostas à arte!
4) TOUR PELOS PONTOS TURÍSTICOS DE BH
Conheça BH sob novos olhares. A partir do dia 7 de janeiro, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza a “Temporada Especial de Férias” dos tradicionais passeios turísticos pela cidade.
Durante os meses de janeiro e fevereiro, você terá a oportunidade de conhecer a cidade em city tours (em micro-ônibus) e walking tours (passeios a pé). São 5 roteiros diferentes com duração média de 4 horas, com destaque para a arte urbana e a arquitetura do município, que incluem visitas ao Conjunto Moderno da Pampulha, praças, mirantes, museus, mercados, entre outros pontos turísticos da capital.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados devem retirar os seus ingressos e conferir datas, locais e roteiros completos no Portal Belo Horizonte.
5) PASSEIO GASTRONÔMICO NO MERCADO CENTRAL
O Mercado Central de Belo Horizonte é famoso pelas suas cores e sabores incríveis. Por isso, um passeio gastronômico por lá é sempre uma ótima ideia!
No Bar da Lora, por exemplo, você pode se escorar no balcão para um tira-gosto caprichado e um dedinho de prosa com Eliza Fonseca, a “Lora”, que comanda a cozinha do bar. Lá, você precisa experimentar o prato Pura Garra da Lora, campeão do concurso Comida di Buteco em 2010, que leva purê de mandioca com queijo, jiló na chapa com linguiça, pimenta biquinho e músculo da coxa do boi cozido na cerveja malzbier. Outra opção incrível do cardápio é o Não Acredito, feito com carne de sol, mandioca na manteiga de garrafa, linguiça, molho de seriguela, melaço, farinha de pequi e requeijão.
Visite também o bar Casa Cheia, que tem uma das cozinhas referência do Mercado Central. Seu prato Mineirinho Valente conquistou o prêmio de melhor tira-gosto do Comida di Buteco de 2005 e é servido em uma panelinha com uma porção de canjiquinha com queijo, lombo defumado, costela desossada ao vinho, linguiça caseira e espinafre. Outra receita de dar água na boca é o Mexidoido Chapado, um mexido feito na chapa, com iscas de alcatra, lombo, linguiça caseira, bacon, legumes no azeite, arroz e ovo de codorna frito.
Outros estabelecimentos muito famosos e que contam com um cardápio recheado de delícias são o Rei do Torresmo, o Bar Mercado Central e o Bar Fortaleza.
6) 48ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA
Os teatros Marília e Francisco Nunes recebem durante o mês de janeiro espetáculos da 48ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na programação estão espetáculos infantis como “Chapeuzinho Vermelho”, “As Aventuras de Dom Quixote”, do o grupo Casa de Lua, “O Gato de Botas” e “A Vaquinha Lelê”, da Duart Produções Artísticas, e “Mogli, o Menino Lobo”, da Reticências Núcleo de Artes Cênicas.
Os ingressos da Campanha podem ser adquiridos antecipadamente pelo site www.vaaoteatromg.com.br ou nos postos do Sinparc a preços populares. Confira a programação completa no site da Campanha.
7) MOSTRA DE CINEMA NO CINE SANTA TEREZA
Durante o mês de janeiro, o Cine Santa Tereza terá três mostras especialmente dedicadas ao público infantil e infanto-juvenil. Entre os dias 3 e 27 de janeiro, acontece a mostra “Studio Ghibli”, uma retrospectiva dedicada a um dos mais importantes e tradicionais estúdios japonês do cinema de animação, que reúne clássicos aclamados pela crítica e pelo público de todas as faixas etárias.
Já nos dias 8, 22, 28 e 29, o Cine exibe clássicos do cinema infantil como “Divertidamente” (EUA, 2015, classificação livre) e “O Rei Leão” (EUA, 1994, classificação livre). E entre os dias 11 e 15 de janeiro, o Cine Santa Tereza apresenta o 3º Festival de Cinema Infantil de BH – Cinema de Brinquedo, que busca divulgar e exibir obras audiovisuais voltadas para o público infantil. São curtas, médias e longas-metragens de diversos gêneros, como ficção, documental, animação, experimental. As sessões acontecem diariamente, sempre às 16h30. Além disso, o Festival promoverá uma oficina de brinquedos animados para crianças e jovens de 8 a 15 anos, que acontece nos dias 11, 12 e 13, sempre às 15h.
Outra atração do Cine Santa Tereza é a “Sessão Azul”, que acontece no dia 21, às 16h30, e exibirá o filme “Moana: uma mar de aventuras” (EUA, 2016, classificação livre). Essa é uma sessão de cinema adaptada para todos os públicos e que dá uma atenção especial às pessoas com transtorno do espectro do autismo. Na sessão, o ambiente é adaptado com meia luz, som mais baixo e livre acesso à sala de cinema, tornando a experiência de crianças e adultos autistas no cinema muito mais agradável.