Conheça cinco práticas que tornam um condomínio sustentável

Os temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade são assuntos de primeira ordem para toda a sociedade, mas nos últimos meses tomaram uma proporção jamais vista. As mudanças climáticas, a devastação de florestas tropicais e o derretimento dos polos do Planeta tornaram-se motivos de grande preocupação ainda maior, movimentando desde as conversas entre amigos até as discussões da COP 25, realizada pela Organização das Nações Unidade (ONU) no final de 2019, na Espanha. De acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope, 94% dos brasileiros manifestam preocupação com o meio ambiente e com a degradação das áreas verdes, como as registradas recentemente nos incêndios na Amazônia. Nesse cenário, o papel de cada um com pequenas ações e cuidado nas escolhas de como vivemos, com adoção de novas práticas sustentáveis faz toda a diferença.

A escolha por viver em um condomínio que adota práticas sustentáveis impacta muito no meio ambiente.

Para quem deseja comprar um imóvel com esse perfil saiba mais sobre quais aspectos considerar na hora da compra e as práticas que devem ser adotadas para um condomínio ser realmente sustentável.

Recursos naturais utilizados de forma correta

Reciclagem de lixo

Economia de água

Economia de energia elétrica e a redução dos custos

Reservas ambientais preservadas

Recursos naturais utilizados de forma correta

Freepik

A sustentabilidade é conceito que pode ser aplicado para pessoas que querem morar bem, com qualidade de vida e uso racional dos recursos naturais, que podem deixar para as gerações futuras, um exemplo de cidadania, paisagismo, urbanismo e preservação. Os condomínios sustentáveis procuram minimizar o seu impacto no meio ambiente e, por isso, é tão importante repassar essa ideia para as gerações futuras. Ações simples como a destinação correta dos resíduos, uso racional de água e energia elétrica e preservação das áreas verdes fazem com que a rotina dos moradores tenha menos impacto ambiental.

Reciclagem de lixo

Árvore foto criado por freepik – br.freepik.com

Um dos aspectos mais importantes a serem observados em um condomínio sustentável é a coleta seletiva do lixo e a destinação correta dos resíduos que serão reciclados. Essa é uma ação requer participação dos moradores, pois o processo de separação começa dentro das unidades com a separação correta do lixo. O trabalho de conscientização e educação de moradores e funcionários é fundamental. Para tanto, a administração deve disponibilizar lixeiras separadas para cada item coletado e a viabilização de uma empresa ou cooperativa especializada para dar destinação ao material. Outra prática interessante é a composteira comunitária, um espaço onde os resíduos orgânicos das residências podem ser convertidos em adubo para as áreas verdes do local.

Economia de água

Água foto criado por freepik – br.freepik.com

Para racionalizar o uso da água e da energia elétrica, os condomínios sustentáveis utilizam em áreas comuns, como salões de festa, recepção e piscinas, cisternas que podem ser instaladas para recolher água da chuva. A água captada pode ser utilizada para limpeza dos espaços comuns e irrigação das áreas verdes. O aproveitamento da água da chuva é uma prática que pode ser utilizada também por todos os vizinhos, diminuindo assim o desperdício de água não apenas nas áreas coletivas, como também nas unidades residenciais. É fundamental incentivar a economia dessa água nas atividades domésticas e de manutenção do condomínio, com a instalação de dispositivos para a economia de água, por exemplo.

Outra observação importante ao escolher um condomínio é verificar se as faturas da conta de água são individualizadas. Isso gera bons resultados e ajuda os moradores a visualizar o quanto estão gastando mensalmente, gerando economia e o uso inteligente da água.

Economia de energia elétrica e a redução dos custos

Freepik

Quanto à economia de energia, uma série de medidas podem ser tomadas para evitar o desperdício. Para tanto, é possível investir em painéis fotovoltaicos, para a produção de energia elétrica para consumo próprio, pagando à companhia de luz apenas a taxa de iluminação pública; ou em placas solares, oferecendo aquecimento de água para a unidade habitacional que instalar o sistema. Nas áreas comuns como academias, salões de festa e áreas de circulação, sensores de presença são essenciais assim como a instalação de lâmpadas de LED, que são muito mais econômicas. A tendência é que, com o tempo, as medidas de economia e uso inteligente da água e da energia elétrica reflitam até mesmo nos gastos de manutenção do condomínio, diminuindo o valor das taxas condominiais.

Reservas ambientais preservadas

Freepik

Outra vantagem dos condomínios sustentáveis é a preservação das reservas ambientais, mantendo a flora e a fauna nativa. Além de tornar o ambiente mais agradável, fresco e arejado, com áreas de jardins, gramados e bosques, oferecem uma qualidade de vida incalculável. Os benefícios para a saúde são incontáveis e vão desde o incentivo à pratica de atividades esportivas, de contemplação e relaxamento até a possibilidade de respirar um ar mais puro, com clima mais ameno e com menos ruídos. Condomínios que estão sintonizados com a preservação se reservas ambientais e que por isso oferecem mais qualidade de vida, tendem a ser mais valorizados no mercados e se saírem melhor no movimento de compra e venda.

InstagramFacebook

 

Rolar para cima