Saiba como se proteger do Covid-19 e confira os pontos de vacinação contra a gripe na Pampulha

Imagem: Flickr

O avanço do novo coronavírus impôs uma nova realidade para a população de Belo Horizonte. E os cuidados com a higiene e a prevenção estão entre os assuntos mais importantes do dia a dia. Saiba mais sobre o Covid-19 e conheça os pontos de vacinação da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe na região da Pampulha.

Cuidados com a prevenção

A recomendação é evitar aglomerações, intensificar a lavagem das mãos, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra o Covid-19.

Mas o que é o Covid-19 ou Coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (Covid-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas semelhantes aos resfriados ou gripes leves.

Como o Covid-19 é transmitido?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

E quais são os sintomas do Coronavírus?

Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarréia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Já começou a campanha de vacinação contra a gripe!

Começou no dia 23 de março, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Imunização contra a gripe. Idosos e profissionais de saúde serão vacinados na primeira etapa da campanha. A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é vacinar 90% desses dois públicos. Em Minas Gerais, há 2,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos e cerca de 460 mil trabalhadores em saúde.

Em Belo Horizonte, a vacinação acontecerá nos 152 centros de saúde e, para idosos, em 43 pontos extras de vacinação espalhados pelas regionais. De quarta-feira em diante, os maiores de 60 também podem receber a dose em qualquer uma das mais de 100 unidades da Drogaria Araújo no município. Para receber a dose, basta levar a carteira de identidade e, se possível, o cartão de vacinação.

A recomendação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) aos idosos é que evitem os centros de saúde – onde há mais chances de se encontrarem com pessoas contaminadas pelo coronavírus ou outros agentes infecciosos – e deem preferência aos postos extras ou esperem a quarta-feira para se imunizar em uma das lojas da rede de drogarias.

Saiba onde se vacinar na Pampulha!

Santa Rosa; Academia da Cidade Universitária: Rua Aristóteles Ribeiro de Vasconcelos, 87, Dona Clara;

Santa Terezinha; Igreja Presbiteriana: Av. Santa Terezinha, 155, em frente À UPA Pampulha;

Serrano; CAC Serrano: Rua Tocantins, 435, Serrano;

Santa Amélia; Fraternidade Espírita Francisco de Assis: Av. Anuar Menhem, 1.49, Santa Amélia;

Padre Maia; Salão Paroquial Santo Antônio da Pampulha: Rua Miramar, 239, Aerporto (entrada lateral);

Confisco; CRAS Confisco: Rua Cecília Magalhães, 127, Confisco;

São José; Salão Paroquial Tiago Maior: Rua Flor de Morango, 45, São José.

Pacientes acamados

A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando o cadastramento de pessoas acamadas e residentes em casas de repouso, impossibilitadas de se locomover, para receber a vacina contra Influenza em domicílio. O cadastro deve ser feito até o dia 09/05. A vacinação domiciliar é exclusiva para o público-alvo da campanha que não tem condições de ir aos locais de vacinação.

O cadastramento pode ser feito em Vacina de Gripe – Cadastro para Acamados ou diretamente no Centro de Saúde de referência do paciente.

Com informações do site da PBH e Estado de Minas

1 thought on “Saiba como se proteger do Covid-19 e confira os pontos de vacinação contra a gripe na Pampulha”

  1. Pingback: Aprecie os prazeres da boa mesa e confira os restaurantes na Pampulha que atendem por delivery - Viver Pampulha

Comments are closed.

Scroll to Top