A arte de envelhecer

“Não sei porque essa gente vira a cara para o presente e esquece de aprender que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr. Não quero morrer, pois quero ver como será que deve ser envelhecer…”. A saudosa e bela canção de Arnaldo Antunes, “Envelhecer”, exalta o prazer de viver, a resiliência e a naturalidade do processo de envelhecimento do corpo e da mente.

No dia 1° de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, e, por isso, decidimos escrever uma matéria leve, gostosa e que ressalte justamente o prazer de envelhecer com saúde, bem-estar e felicidade.

Infelizmente, com a pandemia, as pessoas da terceira idade se viram numa situação de isolamento, restrições para sair de casa e para socializar com familiares e amigos. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes para estimular os idosos a fazerem atividades prazerosas, aquelas que podem ser realizadas sozinhas ou em grupo que ajudam na manutenção de sua saúde física e mental. Confira:

Vamos jogar?

Jogar é uma atividade muito divertida e saudável que ocupa a mente do idoso de uma forma positiva. Além disso, jogos são uma maneira de fazer com que esse idoso interaja com outras pessoas e se sinta bem.

Conheça algumas opções de jogos e benefícios:

• Jogo de paciência: caso o idoso esteja sozinho, ele pode jogar sem companhia e se preferir, pode optar pela versão virtual. Os jogos de cartas são muito indicados por exigirem do cérebro.

• Tênis de mesa: o conhecido ping-pong não exige tanto esforço físico e é um exercício que pode ser feito em casa com muitos idosos;

Palavras-cruzadas: fazer palavras-cruzadas é um ótimo passatempo. Essa prática ajuda na manutenção da memória e no raciocínio lógico;

• Videogame: o videogame é uma ótima opção para os idosos que adoram tecnologia, já que os jogos melhoram o raciocínio e memória.

Exercite o corpo e a mente

A ginástica é uma excelente atividade para manter os idosos ativos. Sem contraindicações e aliada ao alongamento, a prática se torna ainda mais saudável. Os músculos do corpo precisam ser constantemente alongados para impedir a rigidez que vem com a idade e o alongamento facilita que o idoso se exercite e evita dores pelo corpo.

Uma ótima atividade é a ioga, que se popularizou nos últimos anos. Os treinos de ioga combinam exercícios físicos de alongamento com a meditação, o que melhora o fluxo sanguíneo entre o cérebro e o coração e acalma o corpo e a mente.

Crie algo novo!

Quando um idoso se envolve e cria algo de novo, ele pode descobrir um outro talento ou hobby, aumentando a sua autoestima e esperança de explorar novos projetos e caminhos. Alguns ótimos exemplos estão relacionados as artes, como é o caso de desenho, pintura, escultura e teatro. Essas atividades podem ser muito divertidas e ajudam a manter os idosos ativos, fornecendo mais criatividade e ânimo.

Você Sabia?

A Pampulha é uma região tranquila, segura e onde se concentram inúmeras casas muito espaçosas em lotes grandes, tornando-se uma opção ideal para a criação de residenciais com centros de assistência para os idosos. Esses imóveis oferecem rápida adaptação construtiva para receber idosos em casas planas e com áreas de lazer estruturadas, garantindo conforto, segurança e bem estar.

Além disso, a topografia plana do bairro favorece a mobilidade das pessoas para práticas esportivas, como passeios de bicicleta e caminhadas. E os diversos quiosques na orla da lagoa são ótimas opções para relaxar e curtir a paisagem bebendo uma deliciosa água de coco gelada, um caldo de cana, vitaminas ou frutas frescas. E com toda a sua infraestrutura de lazer completa, a Pampulha reúne também uma série de clubes recreativos, galerias de arte e centros de cultura que a tornam um lugar ainda mais prazeroso de se viver.

1 comentário em “A arte de envelhecer”

Comentários encerrados.

Rolar para cima