HISTÓRICA E BELA LAGOA DA PAMPULHA

“…Eu não vi o mar…Eu vi a lagoa. A lagoa, sim. A lagoa é grande e calma também. Na chuva de cores da tarde que explode a lagoa brilha, a lagoa se pinta de todas as cores. Eu não vi o mar. Eu vi a lagoa…”. O poema “Lagoa”, do aclamado poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade retrata com maestria nosso amor e encanto pela Lagoa da Pampulha. E, hoje, para homenageá-la, no Dia Mundial da Água, enumeramos algumas curiosidades sobre a história desse cartão postal de Belo Horizonte que se tornou atrativo turístico famoso no mundo inteiro, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Boa leitura!

FONTE: FREEPIK

Do coração de Otacílio para BH

Ao contrário do que muitos imaginam, a Lagoa da Pampulha não nasceu no coração de Juscelino Kubitschek, mas sim de Otacílio Negrão de Lima, em 1936, quando ele era prefeito de Belo Horizonte.  Ele iniciou o represamento do Ribeirão Pampulha, objetivando a construção de uma lagoa, cuja finalidade seria amortecer enchentes e contribuir para o abastecimento da capital. A obra foi completada em 1943 na gestão de seu sucessor, Juscelino Kubitschek, que sonhando ainda mais alto, a projetou para ser uma atração turística, de lazer, cultura e local de conservação e preservação ambiental para várias espécies tanto da fauna como da flora.

Beleza e desenvolvimento atrai moradores

Com o recém inaugurado complexo de cultura, turismo e lazer pensado por JK em 1943, os cidadãos mais abastados passaram a ter uma nova opção de moradia: o entorno da Lagoa da Pampulha, que até então era circundada por fazendas que foram sendo loteadas ou desapropriadas.  Além das opções como o Iate Clube, Casa do Baile, Museu e Igreja, posteriormente vieram o Zoológico, inaugurado em 1959, e o Mineirão, inaugurado nos anos 60, além do Campus da UFMG.

Reduto de esportes náuticos

Na década de 1950 era muito comum as pessoas praticarem esportes aquáticos na Lagoa, naquela época a água era limpa. O local era frequentado por esquis, canoas, barcos a vela e a remo, lanchas e iates.

Aeroporto

Além disso, a lagoa também foi fundamental para que o Aeroporto da Pampulha fosse implantado, pois possibilitou o escoamento da água no local onde ele seria construído.

Conjunto arquitetônico famoso no mundo todo

Atualmente a Lagoa que se estende por cerca de 18 quilômetros, tornou-se um complexo que reúne diversas construções modernas, praças em que é possível se respirar cultura, muita natureza, além da própria lagoa. Ela faz parte de um conjunto arquitetônico que reúne a igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Além disso, a sua orla possui uma imensa estrutura de lazer, como o ginásio do Mineirinho, o Zoológico de Belo Horizonte, o Centro de Preparação Equestre da Lagoa e pistas para ciclismo e caminhada, o Estádio Governador Magalhães Pinto mais conhecido como Mineirão, local de inúmeros eventos esportivos e históricos do futebol regional, nacional e internacional.

Scroll to Top