Uma grande festa na Pampulha vai marcar as celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e também dos 7 anos da conquista do título de Patrimônio Mundial com o “Pampulha Celebra”, nesse domingo, 16, das 10h às 20h, na Praça Geral da Damata Pimentel. O evento vai reunir diversas atrações artísticas e de lazer gratuitas.
Moradores e turistas poderão se divertir com vários shows, concertos e espetáculos que vão ocupar um palco para comemorar este importante marco. A celebração contempla uma agenda educativa e cultural sobre os aspectos da história do Conjunto e as vocações dos equipamentos: Museu de Arte da Pampulha; Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design; e Museu Casa Kubitschek.
No domingo, às 11h, a Orquestra de Câmara Sesc se apresenta no Espaço de Lazer Sesc. Já às 14h, é a vez do Elefanteatro, um espetáculo de rua, um teatro que caminha junto com o público. A temática é de um enorme elefante que caminha seguido pela multidão. Ele vem livre, sem nada nas costas, mas dentro dele há muita memória. Um elefante nunca esquece e dentro dele cabe um mundo. O elefante tem janelas, escotilhas, de onde surge uma família, que ele carrega em uma longa jornada.
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresenta, às 16h, com regência do maestro convidado Rossini Pareci. Ela vai levar ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, como Carmen, de Bizet; a Bela Adormecida, de Tchaikovsky, Batuque, de Lorenzo Fernandez, Mourão, de Guerra-Peixe, e obras do universo popular arranjadas para orquestra, como Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres).
O Auto da Compadecida – Concepção com direção de Gabriel Villela se apresenta, às 17h10, e trazas aventuras de Chicó e João Grilo que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. O Bloco da Esquina convida Lô Borges se apresenta, às 19h.O Bloco da Esquina, criado pelos músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, surgiu em 2013 com o objetivo de homenagear os 40 anos do movimento Clube da Esquina. No repertório, as clássicas canções do Clube ganham outra roupagem em ritmos carnavalescos. Lô é um ícone integrante do Clube da Esquina, compositor de vários hits.
O Conjunto Moderno da Pampulha
Marco autêntico da história da arquitetura mundial, o Conjunto Moderno da Pampulha é uma obra-prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, cujas obras são e estão abrigadas no Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, Iate Tênis Clube e o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha).
Serviço
Evento: Pampulha Celebra – Entrada gratuita
Data: 16 de julho de 2023 (domingo), das 10h às 20h
Local: Praça Geralda Damata Pimentel (Praça da Pampulha) –- Rua Versília, s/n – entre as Avenidas Fleming e Otacílio Negrão de Lima – Pampulha
Programação: 10h às 14h – Espaço de Lazer Sesc
11h – Abertura institucional
11h15 – Apresentação musical: Orquestra de Câmara Sesc
14h – Performance Elefanteatro
16h – Apresentação musical: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
17h10 – Espetáculo: O Auto da Compadecida
19h – Apresentação musical: Bloco da Esquina convida Lô Borges
20h – Encerramento